Estamos passando por tempos desafiadores em relação à economia brasileira e mundial. Para compensar, passamos muito mais horas em frente ao computador, trabalhando. Seja pesquisando ou digitando, o tradutor passa mais horas diante do computador do que antes e isso pode gerar mal-estares físicos e mentais, que podem acarretar problemas mais graves de saúde.

Por isso, temos que ficar muito atentos à nossa saúde e evitar desgastes desnecessários. Será que você está atento às causas de alguns incômodos? Dê uma olhada nas dicas que separamos para você.


1.) Ergonomia

Sua mesa e cadeira têm que estar muito bem reguladas. Afinal, quantas horas por dia você passa em sua mesa de trabalho? Como eu sei quando meus móveis não estão regulados? 

A resposta é simples: quando você sente dor.

E nem precisa ser uma cadeira dessas.

A partir daí, é importante procurar um médico para saber as possíveis causas. E é bom manter a atenção em algumas coisas ao seu redor.

  1. Há espaço para todos os seus materiais de trabalho na sua mesa? (computador, acessórios, livros e etc)
  2. Sua cadeira é confortável e com altura compatível com a mesa? Seus pés estão apoiados no chão?
  3. Há apoio para seu laptop (se for o caso) para que a tela esteja na altura de seus olhos?
  4. Há um teclado e mouse que facilitem o uso contínuo com o trabalho sem que causem dores a você?

Se você respondeu “não” a alguma dessas perguntas, reveja seus utensílios e informe-se em relação a possíveis reposições, consertos e trocas. Ergonomia faz muita diferença em nosso dia a dia.

2.) Hora de malhar!

Tradutor malha? Pois deveria!

Não é à toa que os médicos defendem a prática de exercícios. Todos nós temos que praticar alguma atividade física para lubrificar as engrenagens. Nosso corpo é uma máquina — e máquina parada junta ferrugem!

  1. Alongue-se antes de começar a trabalhar. Alongar braços, mãos, dedos, tendões e articulações vão deixar seu dia sem muito esforço!
  2. Faça pausas regulares. Coloque um cronômetro que para lembrar de fazer pausas regulares durante o dia. Um método famoso para organizar e otimizar estudos e trabalho é o Pomodoro. Ele coloca como primeira meta jornadas de 25 minutos com intervalos de 5 a 10 minutos, mas você pode adaptar este método ao seu ritmo. Porém, não exceda 1 hora contínua de trabalho sem pausas. Descanse a mente, o corpo e os olhos.
  3. Faça 1 hora de exercícios diariamente. Escolha o que mais lhe agrada: musculação, caminhada, crossfit, dança, arte marcial… está tudo valendo! O importante é se mexer. Os exercícios regulam vários hormônios e ajudam a combater a ansiedade e o stress.

Quer conhecer mais sobre o método Pomodoro? Dê uma olhada neste artigo da BBC Brasil: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55563393 


3.) Já conversou com o seu oftalmologista este ano?

Consulte sempre um oftalmologista para checar a saúde de seus olhos. Eles são aliados importantes!

Verifique seu grau dos óculos (se usar), peça indicações sobre um lubrificante ocular e também dicas de como manter sua visão em dia. Informe ao médico sua jornada de trabalho e anote as dicas!


4.) Saúde mental

A saúde mental é sempre um assunto controverso, pois as pessoas em geral tendem a crer que distúrbios da atividade mental estão associado a algum tipo de loucura. (É, tem gente que ainda pensa assim)

Mas as produções de Hollywood insistem em dizer que problemas de saúde mental se resumem apenas a psicopatias e serial killers. Ah, se eles soubessem…

Essa fake news já caiu por terra! Há diversos distúrbios como ansiedade ou depressão que podem ser regulados e tratados. Se você sentir algum tipo de desconforto prolongado como perda de sono, cansaço excessivo, desânimo, ansiedade, ou qualquer outro sintoma que tire sua felicidade, é importante procurar um psiquiatra ou psicólogo. Eles terão alguma indicação de medicação, terapia ou exercícios que ajudarão você a ter sua paz novamente.

Com saúde mental não se brinca. Às vezes uma simples questão não tratada, pode levar a complicações e até o afastamento das atividades! Fique alerta aos sinais!

5) E o lazer?

Tradutores têm fama de trabalhar longas horas, em horários diferentes do comercial e aos fins de semana. Será verdade? Na maioria das vezes, sim. E não há problema, contanto que haja um equilíbrio entre as horas de trabalho e as de descanso.

O lazer é essencial e contribui e muito para nossa saúde mental. Tenha um hobby! Pinte, escreva, leia, faça tricô, jogue videogame ou jogos de tabuleiro, costure… faça algo que expresse a sua emoção.

Os hobbies são atividades que desenvolvem o lado artístico e emocional, além de serem divertidos e desafiadores. Comece aprendendo a tocar um instrumento musical ou pintando aqueles livros com imagens prontas com lápis de cor mesmo. Não importa o que você faça, mas faça! Dê uma trégua ao seu emocional.

Aquela história de “fazer seu próprio horário” não significa que você precisa trabalhar das 8h às 23h.

6.) Como anda seu envolvimento social?

Outra fama que nós tradutores temos é a de sermos ermitões reclusos em uma caverna escura. Será mesmo?

Como seres humanos, somos sociáveis. Sendo assim, precisamos ter algum tipo de sociabilidade (por mais que às vezes seja difícil…)

Tirar um tempo para passar com os amigos, familiares e colegas é essencial e pode ajudar a lidar com questões do dia a dia. Uma conversa boa (de preferência acompanhada de vinho ou uma boa cerveja) pode ser o alívio que você precisava depois de um dia estressante. Ou uma questão que você passou muito tempo procurando… quem sabe um amigo tem a resposta?

O importante é ter um tempo de qualidade com nossos queridos. Sair, ir ao cinema, barzinho ou parque acompanhados de nossos estimados pode ser muito benéfico emocional e mentalmente.

7.) Tenha um pet ou plantas. Ou ambos!

Se você é do tipo que trabalha sozinho em casa, por que não ter um pet? Não precisa ser um São Bernardo dentro do seu apê, mas um gatinho para afagar ou um peixinho para cuidar podem proporcionar momentos muito agradáveis e uma fuga para a solidão — além de ser mais um motivo para uma pausa na rotina estressante de trabalho.

Não gosta de pets? Pode ser uma plantinha. Apesar de menos interativas, plantas também podem ser um hobby e você ainda pode aprender sobre ela e, quem sabe, até ter seu jardim para a fuga do stress.

E morar em apartamento nem sempre significa que você não pode cultivar algumas coisas na sacada. Dê uma olhada neste artigo do site Tuacasa para pegar ideias: https://www.tuacasa.com.br/horta-em-apartamento/ 

Um bicho de estimação ou uma planta podem trazer aquele sorriso radiante para o seu home-office.


8.) Medite

As pessoas têm a concepção errônea de que meditar requer muito tempo, poses estranhas e o alcance do nirvana. 

Não é bem assim. Meditar nada mais é que acalmar a mente. Como?

Faça o teste:

  • Sente-se em uma posição confortável, Pode ser qualquer uma, e você pode até ficar deitado se quiser.
  • Procure um local calmo e silencioso
  • Esvazie sua mente. Não pense em nada. Afaste qualquer pensamento que aparecer.
  • Respire profunda e vagarosamente
  • Preste atenção em sua respiração e vá se acalmando. Viva o presente.
  • Escolha quanto tempo pode despender e pratique.

A meditação acalma a mente e ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Não coloque metas impossíveis; você pode começar com 1 minuto e progredir. É um ótimo exercício para a mente.

9.) Faça cursos. Estude!

Longos ou curtos, os cursos podem, além de alavancar sua carreira, ser um meio de exercitar sua cognição. Nossa cognição está ligada ao aprender, ao raciocínio, à memória e ao juízo. Sendo assim, estudar é um ótimo exercício para a mente.

Comece com um curso curto, simples e na sua área. Não escolha algo trabalhoso e cheio de cobranças que irão tirar sua paz, mas sim, dar o prazer de aprender algo novo e que você poderá aplicar em seu dia a dia.

Vá colecionando os certificados e exponha-os em suas redes sociais. Por que não? Além de causar uma boa impressão aos clientes, você ainda pode estimular os colegas e exercitar seu cérebro.


10.) Seja organizado!

Finalmente, um espaço de trabalho organizado ajuda a trazer mais harmonia para a mente e para a concentração. Não caia naquela lenda da “bagunça organizada”; Existem várias maneiras de deixar o seu home-office mais organizado para melhorar a sua qualidade de vida e de trabalho.

E tá errado?
 

Lembre-se: 

  • Tenha uma rotina de trabalho com horários para começar e parar. 
  • Tenha uma agenda ou planner à vista com seus compromissos e prazos.
  • Deixe na sua mesa de trabalho somente o material essencial.
  • Não esqueça de se hidratar a todo momento (desidratação causa dores de cabeça e outros problemas).
  • Tenha um calendário por perto para não se perder nos jobs.
  • Deixe o celular no silencioso, se possível, para ajudar na concentração.

Por isso, aproveitem para dar sempre aquela atenção à saúde física e mental, Nosso corpo é nossa casa e nosso templo. 

Conteúdo exclusivo para assinantes Premium da Translators101:

— Ivar Jr e Luciana Boldorini, Rook tradução.

Para saber mais sobre diversas perguntas que recebemos sobre as áreas de tradução, interpretação e revisão, leia este post.

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