S06E36 — Renata Machado

20set18:0020:00S06E36 — Renata MachadoDesafios da tradução

Detalhes do evento

A carreira de tradução é desafiadora por diversas razões. Primeiramente, cada idioma tem suas próprias nuances, regras gramaticais, expressões idiomáticas e vocabulário único. Além disso, como tradutores devemos ser sensíveis às diferenças culturais entre os idiomas, levando em conta contextos sociais, históricos e culturais para garantir que a mensagem seja apropriada e compreensível para o público-alvo. Importante lembrar que podemos ser chamados para trabalhar com uma ampla variedade de tópicos e campos, desde traduções técnicas e científicas até traduções literárias e de marketing. Cada um desses campos apresenta seus próprios desafios e terminologia específica.

Muitas vezes enfrentamos prazos apertados, especialmente em situações de tradução de última hora. Isso pode aumentar a pressão e o estresse. Embora as ferramentas de tradução assistida por computador (CAT) e a inteligência artificial possam nos ajudar, elas não substituem a criatividade e o julgamento humano necessários e extremamente essenciais para produzir uma boa tradução. Precisamos nos manter atualizados com as mudanças na língua e no uso de termos e expressões e saber lidar com a pressão para garantir a qualidade, já que uma tradução de má qualidade pode ter sérias consequências, desde mal-entendidos em comunicações até perdas financeiras desastrosas em negócios internacionais… o que gera para nós uma pressão ainda maior para produzir um trabalho de alta qualidade.

A globalização ainda trouxe uma competição global para a indústria de tradução, o que significa que nós tradutores muitas vezes precisamos ser e nos manter altamente qualificados e competitivos para encontrar oportunidades de trabalho, além de cuidar dos aspectos financeiros e de marketing para a nossa carreira como tradutores.

Sabemos, portanto, que a nossa carreira de tradução é desafiadora devido à complexidade linguística, sensibilidade cultural, variedade de conteúdo, pressão por prazos, evolução da língua, pressão por qualidade e competição global, entre outros fatores. No entanto, para aqueles que têm paixão por idiomas e comunicação, pode ser certamente uma carreira incrível, muito gratificante e extremamente enriquecedora!

Mais

Hora

(Quarta) 18:00 - 20:00

Deixe um comentário

plugins premium WordPress